terça-feira, 30 de novembro de 2010

Reductil É Retirado do Mercado

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia      (http://www.endocrino.org.br/reductil-e-retirado-do-mercado/) 



O laboratório Abbott, fabricante do medicamento Reductil (monidrato de Sibutramina), anunciou a suspensão da sua produção e venda no mercado brasileiro. O produto era um dos mais consumidos no Brasil para a perda de peso e um importante aliado no combate à obesidade. 

De acordo com o laboratório, a decisão foi tomada após um estudo internacional demonstrar que seu uso aumenta o risco de problemas cardíacos em pessoas propensas. A decisão se restringe, até o momento, a Abbott e remédios que utilizam a substância sibutramina continuam liberados pela Anvisa, mas a venda deve feita de maneira restrita, com receita especial. Na Europa e nos EUA, a substância é proibida.
 
De acordo com o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM, a sibutramina é um dos poucos medicamentos existentes no mercado para tratamento da obesidade que, quando respeitadas as contra-indicações, é muito útil. "No meu entender a posição da Abbott foi uma decisão corporativa internacional, uma vez que a comercialização do produto já havia sido suspensa na Europa", afirma.
 
Em setembro desde ano, a SBEM e a ABESO enviaram um comunicado à Anvisa reiterando sua posição contra as restrições na comercialização de sibutramina.
 
Leia Mais

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é uma doença em que há aumento do funcionamento das glândulas paratireóides. Essas glândulas são responsáveis pelo controle da quantidade de cálcio no sangue e nos ossos e ficam localizadas atrás da tireóide.

Quando as glândulas funcionam demais, produzem muito PARATORMÔNIO (PTH), que retira o cálcio dos ossos e o deixa em quantidade excessiva no sangue (hipercalcemia). Em casos leves, o paciente pode não ter qualquer sintoma, e o diagnóstico é feito em exames de rotina. Mas, se a alteração ocorre repentinamente, ou se o aumento do cálcio é muito grande, os sintomas aparecem:

- fraqueza muscular, adinamia, sintomas depressivos
- perda de apetite, náuseas, vômitos, confusão mental (em quadros mais repentinos ou muito graves)
- pedra nos rins, diminuição do funcionamento dos rins
- osteoporose, fraturas, tumores ósseos

Essa doença é mais comum em mulheres (3:1 homem) e ocorre ao redor dos 40-60 anos.

As causas mais comuns para o hiperparatireoidismo são tumores benignos das paratireóides ou, muito raramente, tumores malignos. O hiperpartireoidismo pode ser, ainda, secundário a deficiência de vitamina D ou insuficiência renal, por exemplo.

O diagnóstico é feito com dosagem de cálcio e PTH no sangue. Outras dosagens auxiliam no diagnóstico: fósforo, cálcio urinário, creatinina, vitamina D, fosfatase alcalina; além de exames para avaliar as complicações, como densitometria óssea, radiografias e ultrassom do aparelho urinário.


O tratamento, em geral, é cirúrgico. Mesmo que o paciente tenha poucos sintomas e o cálcio não seja tão elevado, a possibilidade de piora com o tempo é grande. Portanto, deve-se sempre tentar a cirurgia o quanto antes, desde que o paciente tenha boas condições para isso.
Se o paciente for muito idoso ou tiver outras doenças que dificultem qualquer cirurgia, o tratamento clínico é feito com hidratação adequada, para não deixar o cálcio ficar muito "concentrado" e medicações para osteoporose, pedra nos rins, e outras necessárias.

Dose, pelo menos uma vez ao ano, o cálcio e PTH no sangue! Converse com seu endocrinologista!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prepare-se para o verão com receitas deliciosas!

O verão está chegando, está na hora de intensificar a dieta!!  
Para você que não abre mão de alimentos saborosos, delicie-se com o prato abaixo!


Frango Light com legumes e manjericão


Este não é um simples frango com legumes. Ele tem sabores rebuscados de ingredientes exóticos, como o nampla (molho de peixe) e o molho de ostras. Esses ingredientes podem ser encontrados em casas de produtos orientais.




Tempo de preparo: Pá Pum
Rendimento: 6 porções 
Por porção: 147,3 calorias


Ingredientes:
500g peito de frango em cubos
1 colher (sopa) óleo de canola
3 dentes de alho picados
1 pimenta vermelha sem sementes
150g mini milho em conserva 
100 g de shiitake hidratado 
100 g de vagem  
1 colher (chá) de manjericão picado 
10 folhas de manjericão inteiras 
3 colheres (sopa) de nampla  
3 colheres (sopa) de molho de ostra  
1 colher (sopa) de açúcar  
150 ml de caldo de galinha (se for usar cubo, dissolva apenas 1/2) 
1 pitada de pimenta-do-reino


Modo de Preparo 

1. Separe e pique os ingredientes conforme pedido na receita.  

2. Numa tigela, coloque o shiitake e cubra com água morna para hidratar. Deixe por meia hora e depois corte cada cogumelo em tiras não muito finas. 

3. Retire o mini-milho da lata, despreze a água e corte-os em 3 pedaços. 

4. Corte a vagem em tiras de 2,5 cm. 

5. Coloque o óleo numa panela grande, de preferência uma côncava do tipo wok, e leve ao fogo alto para esquentar.  

6. Coloque o alho e refogue rapidamente, sem deixá-lo queimar. 

7. Junte o frango e deixe dourar de ambos os lados. Não fique mexendo para que o frango não solte água nem resseque. 

8. Acrescente o milho, os cogumelos, a vagem e a pimenta. Misture bem, se estiver muito seco, acrescente o caldo. Cozinhe por 3 minutos em fogo alto. 

9. Junte o nampla, o molho de ostra, a pimenta-do-reino e o açúcar. Cozinhe por mais 3 minutos. Acrescente o manjericão picado e cozinhe por mais 2 minutos, sem parar de mexer.  

10. Retire o frango do fogo, acrescente as folhas de manjericão e sirva a seguir.

domingo, 14 de novembro de 2010

14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes


O Dia Mundial do Diabetes é representado por um círculo azul. Em várias culturas, o círculo simboliza a vida, a mãe terra, a saúde e a união. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

O tema do Dia Mundial do Diabetes, entre 2009 e 2013 é “Diabetes: Educar para Prevenir”. O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.

Saiba mais sobre o diabetes acessando o link:
http://www.diamundialdodiabetes.org.br/

Para assistir o vídeo sobre esse dia especial, com a cantora Paula Toller, acesse:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4Q1zShMhFjM

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dicas para diabéticos 4

Alterações da glicemia no período menstrual

Nas mulheres com diabetes, o período pré-menstrual e/ou menstrual pode aumentar a glicemia. As mulheres que usam insulina, geralmente, necessitam de uma maior dose nesse período.

O que fazer?
Nessa época do ciclo menstrual, faça o teste da glicemia capilar com o glicosímetro e compare com os outros dias do ciclo.
O ideal é fazer o teste no mínimo duas vezes ao dia (em jejum e antes do almoço ou jantar). Se estiver usando insulina, é recomendável fazer antes e duas horas após as refeições.

Se você já usa insulina, pode ser necessário ajustar a dose nesse período.
Se você usa apenas comprimidos hipoglicemiantes, deve seguir uma dieta mais rigorosa nessa fase. Se isso não for suficiente para manter a glicemia nos valores ideais, converse com seu médico para avaliar mudanças necessárias.

O ciclo menstrual pode alterar o dia a dia de qualquer mulher. Não deixe que isso atrapalhe o controle do seu diabetes!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que você sabe sobre a "pressão alta"?


A hipertensão arterial, ou pressão alta, é diagnosticada quando a pressão arterial, após ser medida por duas ou mais vezes, é igual ou superior a 14 por 9 (140x90 mmHg) . Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.

A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg. E ela pode variar durante o dia, tendendo a diminuir quando estamos dormindo e aumentar quando realizamos esforço físico.

 A hipertensão é uma doença silienciosa e, na maioria dos casos,  não produz sintomas óbvios. Em geral, tem causa genética, mas pode ser desencadeada ou piorada por hábitos de vida ruins, como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.

O objetivo de tratar a hipertensão arterial é evitar suas complicações, que podem ser muito graves. O tratamento correto pode evitar futuros infartos do coração, derrames, alteração da função dos rins, etc. O paciente hipertenso deve tomar diariamente os chamados anti-hipertensivos e adotar hábitos saudáveis: evitar o excesso de sal na alimentação, bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse.

Em alguns casos, o paciente só tem pressão alta quando esta é medida em consultório médico. Fora do consultório, ela é normal. É a chamada síndrome do avental branco. Para investigar isso, deve ser realizado um exame chamado MAPA -  monitorização ambulatorial da pressão arterial, que mede a pressão durante 24 horas com aparelho automático.

Portanto, se você é hipertenso, tome seus medicamentos corretamente, não deixe de usá-los quando a pressão melhora. É justamente por causa dos remédios que ela ficou boa!!

E se você não sabe se é ou não hipertenso, vá ao seu médico e verifique sua pressão arterial.
Cuide sempre da sua saúde!!