segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Passe o Natal com receitas saudáveis e deliciosas!!

Bolo inglês integral

 

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 2 bolos 

 

Este bolo inglês é tão saudável que nem dá para sentir culpa de comer o segundo pedaço. Por ser integral, é rico em fibras que, entre outras propriedades, auxiliam a controlar as alterações de humor. 

 

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
1 pitada de noz-moscada em pó
3/4 xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 ovos
1/4 xícara (chá) de mel
1/4 xícara (chá) de café forte
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
1/2 xícara (chá) de amêndoas sem pele picada
1/2 xícara (chá) de tâmaras picadas
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1/3 xícara (chá) de uvas-passas
2 colheres (sopa) de mel para decorar
papel-manteiga para forrar a assadeira

 

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Forre duas fôrmas de bolo inglês (10 x 20 cm) com papel manteiga.

3. Numa tigela, coloque os ingredientes secos (as farinhas, o bicarbonato, o fermento e as especiarias), passando por uma peneira. Reserve.

4. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar por 3 minutos. Pare de bater e raspe a massa do fundo da tigela da batedeira, misturando com uma colher. Ligue novamente a batedeira e continue batendo em velocidade baixa. Acrescente os ovos um a um, sem parar de bater. Junte o mel e bata até misturar completamente. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos peneirados, alternando com o café e o vinho. Continue batendo até que a mistura fique homogênea.

5. Desligue a batedeira e misture com as mãos as amêndoas, as tâmaras, as nozes e as passas. Distribua a massa nas duas fôrmas e leve ao forno preaquecido para assar por 50 minutos. Desenforme, pincele com mel e sirva.

 

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1655

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uso de anabolizantes

adaptado do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - http://www.endocrino.org.br/ 


O uso de anabolizantes, infelizmente, vem se tornando um hábito cada vez mais comum. são usados principalmente por pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade ou ajudar na cura de lesões ou, simplesmente, por questões estéticas. Porém, o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano.

Os esteróides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são produtos derivados da testosterona. A testosterona é o hormônio responsável por muitas características que diferenciam homens e mulheres, como as diferenças nos órgãos sexuais, o timbre da voz, a distribuição de pêlos e a força muscular.

Esses produtos são comercializados para fins terapêuticos, como em homens que tenham menor produção da testosterona por doenças hormonais ou para fortalecimento muscular em pacientes com atrofia por alguma doença músculo-esquelética. O uso para outros fins é ilegal e muito perigoso.

Pessoas que usam os anabolizantes sem fins terapêuticos abusam da dose e isso provoca inúmeras consequências:
  • em ambos os sexos: acne, queda de cabelo, alteração da função do fígado, agressividade, alucinações, trombose, hipertensão arterial, além do risco de doenças como AIDS e hepatite, pois o uso é injetável
  • em mulheres: voz grossa, aumento de pêlos e surgimento em locais não usuais, aumento do clitóris, alterações menstruais, diminuição dos seios
  • em homens: aparecimento de mamas, redução dos testículos, infertilidade, calvície
  • em adolescentes: comprometimento do crescimento, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização

Um estudo de 2007 mostrou que o usuário típico não é o adolescente ou o atleta, mas o homem de cerca de 30 anos, bem educado e com renda alta. Foram pesquisados 2.663 homens e mulheres de 81 países, indicando que o motivo principal para o uso desses compostos é o aumento da musculatura.

Tome muito cuidado com o uso de substâncias ilegais e sem orientação médica! Isso pode te trazer consequências irreparáveis!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Alimentação no verão

 Nos meses de verão, a maioria das mulheres (e atualmente, cada vez mais homens) ficam mais preocupadas com o excesso de peso e acabam buscando qualquer informação sobre como eliminá-los. Dicas para dietas radicais e perda rápida de peso não faltam, estão disponíveis em qualquer meio de comunicação. Mas deve ser tomado muito cuidado em relação a soluções "milagrosas' para os quilinhos a mais.


Em qualquer época do ano, o ideal é fazer uma reeducação alimentar para se manter dentro do peso saudável. Mas, se você quer começar a se preparar já para a época de praia e piscina, aqui vão algumas dicas:

  • No café da manhã, prefira iogurte desnatado com cereais e frutas ou pão integral com queijo branco e vitamina de frutas.
  • Nos lanches entre as refeições, frutas, barras de cereal, iogurte com frutas, água de coco, chá gelado ou sucos naturais são uma boa opção.
  • Para o almoço e jantar, prefira sempre refeições leves e nutritivas, como saladas variadas, legumes, carnes magras (sem gordura), filé de frango ou peixe grelhados, arroz e feijão ou algum tipo de massa.
  • Quando comer massas, escolha sempre o molho de tomate; molhos cremosos são muito mais calóricos. E evite o queijo ralado e o pãozinho de acompanhamento.
  • Evite ao máximo frituras e fast-food. Além de muito calóricos, não são nada saudáveis.

Cuide sempre da sua alimentação e faça atividade física regularmente. A saúde e o corpo que você deseja virão como consequência!!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dicas para diabéticos 5

Ferimentos nos pés

Ferimentos nos pés podem ser muito perigosos para pacientes com diabetes. Mesmo pequenas lesões podem estender-se e levar a complicações muito sérias, se não tratadas. As complicações mais graves são "gangrena" e necessidade de amputação, mais frequentes em idosos ou adultos com mais de 10 anos de doença.
Deve-se tomar cuidado com qualquer tipo de lesão: calos, frieiras, feridas, infecção, rachaduras.

O que fazer:
Feridas
  1. Lave bem com água e sabão e seque com uma toalha limpa
  2. Proteja com gaze esterilizada e seca (evite band-aid, que deixa a ferida úmida)
  3. Fique em repouso com a perna elevada e procure avaliação médica para avaliar a gravidade e tratamento
"Frieiras"
  1. Mantenha os pés limpos e secos
  2. Não tente tirar ou cortar a pele
  3. Aplique um antimicótico local, duas ou três vezes ao dia
  4. Se não melhorar em dois dias, ou piorar, procure um médico

Para evitar o aparecimento de lesões, examine cuidadosamente seus pés diariamente, ao colocar e tirar os sapatos, e tome os seguintes cuidados:
  1. Evite sapatos apertados, com bicos finos ou com irregularidades no interior
  2. Não ande descalço, nem mesmo na praia, piscina ou em casa
  3. Troque diariamente as meias e procure usar meias brancas, que mostram lesões mais facilmente
  4. Mantenha os pés limpos e secos, principalmente entre os dedos
  5. Se aparecerem rachaduras, use cremes hidratantes

Tome sempre muito cuidado com seus pés! Se houver qualquer lesão, procure imediatamente seu médico, não espere que sare sem tratamento