segunda-feira, 25 de abril de 2011

Diabetes é doença grave, sim!!

Se você ainda acha que diabetes é uma doença como outra qualquer, acesse o link abaixo e assita a reportagem do médico Dráuzio Varella no Fantástico de ontem.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1660058-15605,00.html

Diabetes traz muito mais complicações do que a maior parte da população pensa. Não deixe a sua doença ou de seus conhecidos chegar a esse ponto!! Procure um endocrinologista o quanto antes!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Opções deliciosas para quem não come carne

Quem não é vegetariano não sabe que existem comidas deliciosas dentro do mundo sem carne. Esse macarrão é um prato delicioso para todos os tipos de gostos!!

Macarrão vegetariano
tempo de preparo: 30min
rendimento: 6 porções
 
Ingredientes
  • 1/2 kg de macarrão tipo parafuso
  • 1 berinjela em cubos, rodelas ou tiras
  • 1 abobrinha em cubos, rodelas ou tiras
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picadinhos
  • Orégano
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassado
  • Cebolinha verde picadinha
  • 250 g de queijo minas light amassado com um garfo

Modo de Preparo
  1. Cozinhe o macarrão em água e sal (al dente)
  2. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho, junto com o óleo
  3. Junte a abobrinha e deixe amolecer um pouco
  4. Acrescente a berinjela até que também amoleça, acescente o orégano e a cebolinha verde
  5. Em uma travessa, coloque o macarrão já cozido
  6. Despeje sobre ele o refogado
  7. Misture para incorporar o molho ao macarrão, acrescente o queijo. Se quiser, leve ao forno para derreter um pouco o queijo

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Obesidade na gestação

A obesidade é uma epidemia mundial e sua prevalência tem aumentado em todas as parcelas da população. Entre as mulheres em idade fértil (20 a 39 anos), 29% têm o índice de massa corpórea (IMC) acima de 30kg/m2.

A gestação está na lista dos fatores clássicos desencadeantes da obesidade, mas o início ou manutenção da obesidade nessa fase tem muitos riscos para a mãe e para o bebê.

Numa gestação normal, o ganho de peso ocorre devido a aumento de tecidos maternos e dos produtos da concepção, como descrito abaixo:

       Produtos da concepção
  • Feto 2,7 Kg a 3,6 Kg
  • Líquido aminiótico 0,9 Kg a 1,4 Kg
  • Placenta 0,9 kg a 1,4 kg.
       Aumento dos tecidos maternos
  • Expansão do volume sanguíneo 1,6 kg a 1,8 kg.
  • Expansão do líquido extracelular 0,9 kg a 1,4 kg.
  • Crescimento do útero 1,4 kg a 1,8 kg.
  • Aumento do volume de mamas 0,7 kg a 0,9 kg.
  • Aumento dos depósitos maternos – tecido adiposo 3,6 kg a 4,5 kg.

De acordo com o peso pré-gestacional, é recomendado que a gestante ganhe peso como descrito a seguir:

Estado nutricional antes da gestação - IMC (kg/m2)         Ganho de peso durante a gestação (Kg)
Baixo peso <18,5                                                                     12,5 – 18
Peso adequado 18,5-24,9                                                        11 – 16
Sobrepeso 25,0-29,9                                                               7 – 11,5
Obesidade ≥30,0                                                                     5 – 9
Fonte: Institute of Medicine (IOM-2009)

Mulheres que ganham peso dentro dos limites propostos têm menor chance de ter filhos muito pequenos ou muito grandes para idade gestacional. No entanto, cerca de 2/3 das mulheres ganham mais peso que o recomendado. Isso leva a complicações durante a gestação, além de contribuir para a retenção de peso pós-parto e, assim, para o desenvolvimento da obesidade e suas complicações ao longo da vida.

Efeito da Obesidade na Gestação
A incidência de Diabetes Melito gestacional (DMG) em gestantes obesas é três vezes maior que na população geral. O DMG é muio grave e pode ter consequências importantes para o feto, além de aumentar  a chance da mãe desenvolver diabetes futuramente.
Gestantes obesas também estão expostas a maior risco de hipertensão, parto pós-termo e infecções do trato urinário durante e gestação.

Consequências da Obesidade no Recém-Nascido

A macrossomia fetal (fetos muito grandes, >4kg) é a complicação mais frequente em filhos de gestantes obesas.
Uma maior incidência de anomalias congênitas parece ocorrer em filhos de mulheres obesas, sendo as anomalias mais importantes os defeitos do tubo neural.

Cuide sempre da sua alimentação, principalmente durante a gestação. Esqueça a teoria de que a grávida deve comer por dois!!! Coma adequadamente e converse com seu obstetra. Se precisar, procure sempre um endocrinologista!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como cuidar do pé diabético?

Você já ouviu falar em "pé diabético"?
Essa é uma condição muito grave que ocorre em pacientes diabéticos. É mais comum naqueles com doença com muitos anos de evolução, mas também ocorre no diabetes com poucos anos mas controle ruim. O mais importante é que é uma complicação que pode ser evitada.

Infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pé diabético.

Quando as taxas de glicose permanecem altas durante muitos anos, os nervos do corpo começam a ser afetados, o que chamamos de neuropatia. Como consequência, podem surgir úlceras, infecções, isquemia, trombose. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.  Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais.

Manter a taxa glicêmica sob controle e fazer exames regulares são fundamentais para evitar tais complicações.

  • Sintomas: formigamentos; perda da sensibilidade local; dores; queimação nos pés e nas pernas; sensação de agulhadas; dormência;  fraqueza nas pernas. Tais sintomas podem piorar à noite, ao deitar. Normalmente a pessoa só se dá conta quando está num estágio avançado e quase sempre com uma ferida, ou uma infecção, o que torna o tratamento mais difícil devido aos problemas de circulação.
  • A prevenção é a maneira mais eficaz de evitar a complicação. As medidas principais são manter os níveis da glicemia controlados, fazer exame visual dos pés diariamente e avaliação médica periódica.
  • O paciente deve examinar os pés diariamente em um lugar bem iluminado. Quem não tiver condições de fazê-lo, precisa pedir a ajuda de alguém.  Deve-se verificar a existência de frieiras; cortes; calos; rachaduras; feridas ou alterações de cor. Uma dica é usar um espelho para se ter uma visão completa. Nas consultas, deve-se pedir ao médico que examine os pés. O paciente deve avisar de imediato o médico sobre eventuais alterações.
  • É preciso manter os pés sempre limpos, e usar sempre água morna, e nunca quente, para evitar queimaduras. A toalha deve ser macia. É melhor não esfregar a pele. Mantenha a pele hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas. 
  • Use meias sem costura, de preferência brancas (que ficarão sujas se houver uma lesão). O tecido deve ser algodão ou lã, evitar sintéticos, como nylon. 
  • Antes de cortar as unhas, o paciente precisa lavá-las e secá-las bem. Para cortar, usar um alicate apropriado, ou uma tesoura de ponta arredondada.  O corte deve ser quadrado, com as laterais levemente arredondadas, e sem tirar a cutícula. Recomenda-se evitar idas a manicures ou pedicures, dando preferência a um profissional treinado, o qual deve ser avisado do diabetes.  O ideal é não cortar os calos, nem usar abrasivos.
  • Os pés devem estar sempre protegidos, inclusive na praia e na piscina. Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. Antes de adquiri-los, é importante olhar com atenção para ver se há deformação.  As mulheres devem dar preferência a saltos quadrados, que tenham, no máximo, 3 cm de altura. É melhor evitar sapatos apertados, duros, de plástico, de couro sintético, com ponta fina, saltos muito altos e sandálias que deixam os pés desprotegidos. Além disso, recomenda-se a não utilização de calçados novos, por mais de uma hora por dia, até que estejam macios.

Pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 devem devem passar, regularmente, por uma avaliação dos pés. Não deixe de ir ao seu endocrinologista!!!