sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Você conhece os efeitos prejudiciais do bisfenol A?


O bisfenol A (BPA) é um componente do plástico, comercializado há mais de 50 anos. Ele faz parte da composição de mamadeiras e garrafas de água, equipamentos esportivos, dispositivos médicos e dentários, cimentos e selantes dentais, lentes de óculos, CDs e DVDs, e eletrodomésticos. Resinas epóxi contendo BPA são usadas como revestimentos dentro de quase todas as embalagens de alimentos e bebidas.

Recentemente, descobriu-se que o BPA é prejudicial à saúde, por ser um "disruptor endócrino" - mimetiza os efeitos dos hormônios, com resultados negativos. Os estudos mostram que o BPA pode bloquear os receptores de hormônios da tireoide, aumentar o risco de disfunção sexual em homens e mulheres e alterar o processo de puberdade.
Além disso, o BPA pode interferir no desenvolvimento cerebral e comportamento de fetos e bebês, causar hiperatividade e déficit de atenção, aumentar o risco de câncer de mama, causar aumento do volume da próstata, provocar aborto e restrição do crescimento fetal, entre outros tantos efeitos.

Por essas razões, em muitos países europeus, no Japão e nos EUA, o BPA é uma substância proibida na confecção de produtos para crianças. O Brasil decidiu proibir as mamadeiras que contenham a substância a partir de 2012.
Mas o ideal é evitar o uso de qualquer produto plástico para armazenar alimentos, como tupperwares, copinho de café, principalmente em alimentos ou bebidas quentes ou que vão ser colocados em microondas. E não só para bebês, para o uso de adultos também.

Informe-se sobre os riscos do bisfenol A e de outros disruptores endócrinos e cuide da sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário