quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. A hipertensão ("pressão alta") é uma doença crônica muito prevalente no mundo todo e que pode ser prevenida facilmente, adotando-se hábitos de vida saudáveis.

É uma doença "silenciosa", causa poucos sintomas e, quando eles ocorrem, geralmente indicam níveis de pressão arterial muito mais altos que o normal. Os níveis normais de pressão são até 130x85mmHg, acima disso, temos a hipertensão arterial.

A hipertensão é secundária a um conjunto de fatores genéticos e ambientais e a incidência aumenta muito com o envelhecimento. Hábitos de vida saudáveis como atividade física regular, evitar o tabagismo, diminuir o consumo de sal e evitar o sobrepeso e a obesidade podem evitar e tratar a doença.

As consequências da hipertensão arterial são graves. Ela pode levar a insuficiência renal, com necessidade de diálise, aumenta o risco de infartos do miocárdio, derrames cerebrais, insuficiência cardíaca, comprometimento visual e impotência sexual.

O tratamento da hipertensão envolve as mudanças de hábitos de vida e uso de medicamentos. Existem inúmeros tipos de medicamentos para essa doença, apenas o seu médico pode indicar o melhor para o seu caso.

Para saber mais sobre hipertensão arterial, clique aqui.

A hipertensão arterial é uma doença grave e, assim como o diabetes, muito subestimada pela população em geral. Se você ou alguém da sua família é hipertenso, converse com seu médico e veja quais as melhores alternativas para mante sua pressão dentro do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário