A partir desse post, colocarei dicas para os diabéticos a cada uma ou duas semanas, para facilitar o dia-a-dia dos portadores dessa doença tão incômoda. Escreverei desde os cuidados necessários até o que fazer em situações especiais, como infecções ou gestação.
O post número 1 é sobre o controle da glicemia capilar (ponta de dedo ou dextro).
Dosar a glicemia capilar em casa com o aparelho (glicosímetro) é fácil e ajuda no controle do diabetes.Os glicosímetros são aparelhos confiáveis e os valores são próximos aos níveis de glicose do sangue. A medida do aparelho não deve ter uma diferença maior que 10% da dosagem sanguínea em laboratório.
Para picar o dedo, use sempre picadores especiais e faça o teste, sempre, com as mãos limpas.
Uma gota de sangue já é suficiente, deixe-a formar no dedo e coloque na fita do aparelho, sem esfregar. Quanto mais moderno o glicosímetro, menor a quantidade de sangue necessária para o exame.
Sempre cheque se as fitas não estão vencidas e se o aparelho está calibrado para as fitas que está utilizando.
Teste seu aparelho a cada seis meses. Isso é feito com o líquido de calibração que vem junto com o aparelho ou em farmácias especializadas em produtos para diabéticos.
O controle do diabetes com glicemia capilar deve ser individualizado caso a caso, de acordo com as orientações de seu endocrinologista. Em geral, os pacientes que não usam insulina não precisam fazer as medidas com muita frequência, mas os que usam insulina devem fazer várias vezes ao dia.
O controle da glicemia caplar é uma das medidas mais importantes para o controle do diabetes! Converse com seu médico.
Algumas opções de bons aparelhos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário