segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é uma doença em que há aumento do funcionamento das glândulas paratireóides. Essas glândulas são responsáveis pelo controle da quantidade de cálcio no sangue e nos ossos e ficam localizadas atrás da tireóide.

Quando as glândulas funcionam demais, produzem muito PARATORMÔNIO (PTH), que retira o cálcio dos ossos e o deixa em quantidade excessiva no sangue (hipercalcemia). Em casos leves, o paciente pode não ter qualquer sintoma, e o diagnóstico é feito em exames de rotina. Mas, se a alteração ocorre repentinamente, ou se o aumento do cálcio é muito grande, os sintomas aparecem:

- fraqueza muscular, adinamia, sintomas depressivos
- perda de apetite, náuseas, vômitos, confusão mental (em quadros mais repentinos ou muito graves)
- pedra nos rins, diminuição do funcionamento dos rins
- osteoporose, fraturas, tumores ósseos

Essa doença é mais comum em mulheres (3:1 homem) e ocorre ao redor dos 40-60 anos.

As causas mais comuns para o hiperparatireoidismo são tumores benignos das paratireóides ou, muito raramente, tumores malignos. O hiperpartireoidismo pode ser, ainda, secundário a deficiência de vitamina D ou insuficiência renal, por exemplo.

O diagnóstico é feito com dosagem de cálcio e PTH no sangue. Outras dosagens auxiliam no diagnóstico: fósforo, cálcio urinário, creatinina, vitamina D, fosfatase alcalina; além de exames para avaliar as complicações, como densitometria óssea, radiografias e ultrassom do aparelho urinário.


O tratamento, em geral, é cirúrgico. Mesmo que o paciente tenha poucos sintomas e o cálcio não seja tão elevado, a possibilidade de piora com o tempo é grande. Portanto, deve-se sempre tentar a cirurgia o quanto antes, desde que o paciente tenha boas condições para isso.
Se o paciente for muito idoso ou tiver outras doenças que dificultem qualquer cirurgia, o tratamento clínico é feito com hidratação adequada, para não deixar o cálcio ficar muito "concentrado" e medicações para osteoporose, pedra nos rins, e outras necessárias.

Dose, pelo menos uma vez ao ano, o cálcio e PTH no sangue! Converse com seu endocrinologista!!

4 comentários:

  1. Muito interessante...A minha tia tem, e agora ficamos em duvida se ela teve a perda do rim por causa dessa doença... Há mais de 11 anos que ela fazia hemodialise, e fez transplante, e diminuiu mais de 30cm... E agora que o médico foi descobrir a doença. Ela vai fazer a cirurgia. Procurei em vários site a explicação sombre a doença, a melhor foi aqui... Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Luany, no caso da sua tia, é difícil dizer se o hiperparatireoidismo causou a insuficiência renal ou o contrário. Uma das causas de hiperparatireoidismo é, justamente, a insuficiência renal. Nesse caso, é chamada de hiperparatireoidismo terciário, e o tratamento é cirúrgico.

    ResponderExcluir
  3. Quais sao os exercicios indicados e os contra indicados para uma pessoa que tem osteoporose devido ao hiperparatireoidismo associado ao MEN 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exercícios indicados para pacientes com osteoporose, independente da causa, são os que têm um pouco de impacto, como caminhada. Deve-se evitar os exercícios com muito impacto, como basquete, saltos, e os sem impacto, como natação. O osso necessita de um pouco de impacto para aumentar a sua formação. A musculação também ajuda muito, por fortalecer a musculatura e, com isso, ajudar na formação de ossos mais fortes.

      Excluir