quinta-feira, 10 de março de 2011

Dicas para diabéticos 7

Para misturar insulinas

Muitos pacientes utilizam mistura de dois tipos de insulina ao mesmo tempo, como NPH + Regular ou NPH + ultra-rápida (Lispro/ Asparte/ Glulisina)

Existem canetas específicas para aplicação de insulina e, nesse caso, cada tipo de insulina deve ser aplicado isoladamente. Mas, se você utiliza seringas, pode misturar as duas insulinas na mesma seringa. Sempre inicie a aspiração pela insulina transparente (Regular, NovoRapid/ Asparte, Humalog/ Lispro ou Apidra/ Glulisina) e depois a turva (NPH).

Como fazer
  1. Limpe a tampa do frasco com algodão e álcool, agite levemente o frasco da insulina NPH, até qe a mistura fique bem homogênea, por igual
  2. Injete no frasco da insulina turva a mesma quantidade de ar que você vai aspirar dessa insulina (por exemplo, se vai aspirar 6U, puxe o êmbolo da seringa até o 6 e injete esse ar no frasco); retire a seringa sem aspirar insulina
  3. Usando a mesma seringa, injete ar na mesma quantidade que você vai aspirar de insulina no frasco da insulina Regular ou ultra-rápida
  4. Sem tirar a agulha do frasco, segure o frasco para cima (como na figura) e aspire a insulina transparente. Retire a agulha e introduza-a no frasco de insulina NPH e aspire a quantidade prescrita


IMPORTANTE

Se, por engano, for injetada insulina turva no frasco da insulina transparente, jogue esse frasco fora.
Nunca faça misturas de insulinas que seu médico não tenha orientado - as insulina LEVEMIR/ DETEMIR e LANTUS/GLARGINA NUNCA podem ser misturadas com qualquer outra insulina.

Nunca use medicamentos de maneira não prescrita por seu médico. Vá ao seu endocrinologista regularmente!!

6 comentários:

  1. Gostaria de saber se posso misturar duas insulinas de ação rápida diferentes?
    Por exemplo, posso misturar Insulina R (humana) com Insulina Novorapid (Aspart)?
    Obrigado.
    Horácio Luz
    email: horacioluz.br@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Horácio,
    As únicas misturas que podem ser feitas, na mesma seringa, são NPH com as insulinas rápida (regular) ou ultra-rápida (lispro ou aspart).
    As insulinas rápida e ultra-rápida não podem ser misturadas pois têm tempo de ação próximo, podendo provocar hipoglicemia.
    As insulinas de ação longa (levemir e glargina) não devem ser misturadas a nenhuma outra insulina.

    ResponderExcluir
  3. Olá,tudo bem?Meu exame de ANTI GAD deu:1,90 u/ml siginifica que tenho DM tipo:1 e que meu pancreas nâo fornece nada de insulina,me responda por favor, estou apavorado,tomo insulina NPH 24UI às:8hs e 20UI ÀS:23 Hs e APIDRA no café,almoço e jantar,como fazer p/melhorar o fenomeno do amanhecer?desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalmo,
      O exame anti-GAD indica que você tem um diabetes auto-imune, quer dizer, o seu corpo ataca o seu pâncreas. Ele está presente no diabetes tipo 1 (mais comum em crianças) e no tipo LADA (Latent Autoimmune Diabetes in Adults), que é como o diabetes tipo 1, mas aparece em adultos jovens.
      Tanto o diabetes tipo 1 quanto o LADA evoluem para a falência do pâncreas, ou seja, ele não produz mais insulina. Por isso, você tem que aplicar a insulina diariamente.
      Você está fazendo um esquema de insulina que tenta imitar a produção fisiológica, tomando uma insulina de ação longa (NPH) que mantém a glicose normal nos períodos fora das refeições, e uma de ação rápida, para "queimar" o que você come. Para tentar diminuir a glicemia de jejum (fenômeno do amanhecer), o seu médico deve aumentar a dose da NPH noturna ou trocar a NPH por uma de ação ultra-longa (Levemir ou Glargina), que é mais estável e pode manter o seu jejum mais compensado.

      Excluir
  4. Olá doutora,qual o melhor medicamento p/combater o triglicéries?o meu último fev/2012 deu:226 é perigoso p/quem tem diabetes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalmo,
      Existem vários tipos de medicamentos para combater os triglicerídeos elevados, mas cada caso é um caso. Se você tem diabetes, o controle inadequado desse também pode elevar os triglicerídeos. E a dieta é o principal causador. Reveja sua alimentação e o controle do diabetes e converse com seu médico sobre a necessidade de medicamentos para seu caso.

      Excluir