segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os erros mais comuns na hora de perder peso


Agora que já passaram as festas, todo mundo já comeu o que devia e não devia, começa a corrida para perder os quilinhos ganhos. Nessa hora, alguns erros são muito comuns:

1. Fazer dietas rigorosas demais - ninguém consegue manter por muito tempo uma dieta em que passe fome. Assim que desistir das restrições e voltar a comer como antes, os quilos também voltam.

2. Ter obsessão com a balança - não adianta subir na balança o tempo todo. O mais importante é perceber nas roupas e no seu bem estar o resultado da melhora da alimentação. Pesar-se esporadicamente, e na mesma balança, é muito melhor.

3. Não procurar acompanhamento profissional - sem um acompanhamento adequado, há o risco de se escolher as dietas e exercícios inadequados e não atingir o seu objetivo.

4. Traçar objetivos impossíveis - um bom resultado é atingido quando é perdido 0,5 a 1,0kg por semana ou 5 a 10% do peso inicial ao final do tratamento. Não é saudável perder muitos quilos logo no início da dieta.

5. Ignorar o fator genético - a obesidade, realmente, tem um fator genético associado. Se sua família tem muitos gordinhos, mas você ainda está dentro do peso normal, não pode deixar de lado os cuidados com alimentação e exercício. Mas se você também está acima do peso, não pode traçar um objetivo exagerado para a perda de peso. Pense no melhor resultado para a saúde, e não apenas estético.

6. Pular refeições - ficar sem comer por muitas horas não ajuda a emagrecer. Para perder a gordura que está no tecido adiposo, o organismo precisa manter o metabolismo ativo. Se ficarmos muitas horas em jejum, o metabolismo diminui e "economiza" a energia do tecido adiposo.

7. Contar somente com os remédios - os remédios, quando bem indicados, são uma ajuda na perda de peso, mas não fazem milagres. Os remédios podem diminuir a ansiedade e/ou aumentar o metabolismo, fazendo o corpo gastar um pouco mais de energia. Mas se a ingestão é maior do que o gasto, os quilos continuam se acumulando.

8. Relaxar depois de emagrecer - engordar não é como pegar catapora, que acontece só uma vez na vida. Se você ganha peso, depois perde e para de se cuidar, você ganha peso novamente. A composição corporal é dinâmica, está sempre mudando. Relaxar depois de perder peso só vai dar mais trabalho para perder novamente.

9. Exagerar nas atividades físicas - a atividade física é um dos principais responsáveis pela perda de peso. Mas tudo deve ser feito com moderação e acompanhamento profissional. Se você exagera, corre o risco de se machucar e precisar ficar de repouso, o que vai fazer voltar o peso perdido.

Para perder peso e manter-se saudável, o importante é aprender a comer direito sempre e fazer atividade física regular. Não é preciso passar fome e deve-se sempre levar em conta o fator genético. Não há milagre para perda de peso.

Procure sempre um endocrinologista para ter o acompanhamento adequado.



Um comentário: