segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dicas para diabéticos 12

O que fazer quando o indivíduo diabético ingere bebida alcoólica?

Bebidas alcoólicas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, podendo tanto elevar a glicemia quanto abaixá-la, causando hipoglicemia.


Mesmo em indivíduos não diabéticos, o álcool pode causar alterações no metabolismo. Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o organismo direciona a digestão preferencialmente para as partículas do álcool. Ou seja, o álcool é usado para gerar energia e calor para o corpo, mas o resto dos nutrientes circulantes não é necessário para gerar energia e é metabolizado em gordura, acumulando no tecido adiposo.

Se a pessoa se alimentou há pouco tempo ou come enquanto está bebendo, esses alimentos circulantes mantém a glicemia elevada e vão ser transformados em gordura posteriormente, principalmente os "petiscos" gordurosos que acompanham a bebida alcoólica. Se a pessoa está em jejum, o álcool rapidamente sai da corrente sanguínea para ser metabolizado e o nível da glicemia cai, levando à hipoglicemia, mesmo em indivíduos não diabéticos.

Quando um indivíduo diabético beber, deve fazê-lo com moderação (assim como qualquer outra pessoa...). Se beber cervjea, não deve exagerar na comida, pois esta bebida tende a aumentar mais as taxas de glicemia que o vinho. No caso de bebidas destiladas, como vodka, pinga, uísque ou rum, nunca deve ficar de estômago vazio, pois a hipoglicemia pode ser grave!

Além disso, o álcool leva ao ganho de peso, o que piora o controle do diabetes.

O vinho em pequenas quantidades pode ser permitido ao indivíduo diabético.

Mas, lembre-se, beba sempre com moderação e converse com seu endocrinologista sobre esse assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário