sábado, 28 de agosto de 2010

Metade do país pesa mais do que deveria




Saiu na Folha de São Paulo hoje, de novo, reportagem sobre o excesso de peso dos brasilieiros.



" Cinco em cada dez pessoas do país estão acima do peso, segundo IBGE. É mais que o dobro do registrado nos anos 70.
Se o ritmo for mantido, a proporção de obesos pode chegar a 2/3 da população, índice atual dos EUA.


O excesso de peso está se tornando a maior ameaça a saúde pública, superando o tabagismo. Os dois fatores são os que mais provocam mortes e doenças, mas, enquanto o fumo diminui, a gordura aumenta."


Você pode fazer alguma coisa para ajudar a melhorar essa estatística!!! Cuide da sua saúde, preste atenção na sua alimentação e oriente seus familiares!!!!


Leia os artigos completos nos links:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2808201001.htm

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/789726-metade-dos-homens-esta-acima-do-peso-no-pais-mostra-pesquisa-nacional.shtml

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dicas para diabetes 1



A partir desse post, colocarei dicas para os diabéticos a cada uma ou duas semanas, para facilitar o dia-a-dia dos portadores dessa doença tão incômoda. Escreverei desde os cuidados necessários até o que fazer em situações especiais, como infecções ou gestação.


O post número 1 é sobre o controle da glicemia capilar (ponta de dedo ou dextro).

Dosar a glicemia capilar em casa com o aparelho (glicosímetro) é fácil e ajuda no controle do diabetes.Os glicosímetros são aparelhos confiáveis e os valores são próximos aos níveis de glicose do sangue. A medida do aparelho não deve ter uma diferença maior que 10% da dosagem sanguínea em laboratório.

Para picar o dedo, use sempre picadores especiais e faça o teste, sempre, com as mãos limpas.
Uma gota de sangue já é suficiente, deixe-a formar no dedo e coloque na fita do aparelho, sem esfregar. Quanto mais moderno o glicosímetro, menor a quantidade de sangue necessária para o exame.

Sempre cheque se as fitas não estão vencidas e se o aparelho está calibrado para as fitas que está utilizando.
Teste seu aparelho a cada seis meses. Isso é feito com o líquido de calibração que vem junto com o aparelho ou em farmácias especializadas em produtos para diabéticos.

O controle do diabetes com glicemia capilar deve ser individualizado caso a caso, de acordo com as orientações de seu endocrinologista. Em geral, os pacientes que não usam insulina não precisam fazer as medidas com muita frequência, mas os que usam insulina devem fazer várias vezes ao dia.


O controle da glicemia caplar é uma das medidas mais importantes para o controle do diabetes! Converse com seu médico.



Algumas opções de bons aparelhos:


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Você sabe o que é um prolactinoma?




Prolactinoma é um tumor benigno da glândula hipófise, produtor de prolactina.

Hipófise ou pituitária é uma glândula situada no cérebro, que produz os hormônios que regulam todos os outros hormônios do nosso organismo, é ela que "manda em tudo".
Prolactina é um hormônio produzido normalmente por homens e mulheres, em pequenas quantidades. É mais importante em mulheres, e está relacionado ao desenvolvimento das glândulas mamárias e à produção de leite na amamentação.

No prolactinoma, essa produção está muito aumentada, causando distúrbios, principalmente, da parte sexual, em homens e mulheres. Nas mulheres, causa irregularidade menstrual, infertilidade, diminuição da libido, saída de leite das mamas (galactorréia); nos homens, pode causar impotência sexual, aumento do volume das mamas e, muito raramente, galactorréia.

O diagnóstico é feito pela dosagem hormonal no sangue e pela ressonância magnética, para avaliar a presença e tamanho do tumor.
Há algumas situações que aumentam os níveis de prolactina, sem que haja um tumor causando isso. Alguns medicamentos como antidepressivos, metoclopramida (Plasil), anticoncepcionais, consumo frequente de cerveja preta, exercícios extenuantes ou mesmo estresse ou gravidez podem aumentar os valores do hormônio.

O tratamento é indicado quando há aumento dos níveis sanguíneos e tumor presente à ressonância, e é feito com medicamentos. Em geral, não há necessidade de cirurgia, mesmo com tumores grandes (maiores que 1cm).
Se o tumor for menor que 1cm, o tratamento é feito, geralmente, até que se atinja a menopausa (nas mulheres) ou até que haja diminuição de mais de 50% do tamanho do tumor. A monitoração deve ser rigorosa, para avaliar novo crescimento do tumor e aumento dos níveis hormonais.
Em tumores maiores que 1cm, o tratamento é feito indefinidamente, tanto em homens quanto em mulheres.


Prolactinoma é uma doença não muito frequente e deve ser tratada sempre por um especialista. Procure sempre um endocrinologista!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

8 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Colesterol



Ontem foi o Dia Nacional de Combate ao Colesterol!

O colesterol alto é uma alteração extremamente comum atualmente, em pessoas cada vez mais jovens!
Essa alteração pode ser genética, difícil de combater sem medicação, mas também pode ser relacionada somente à alimentação inadequada!

Portanto, aproveite que é época de combate a esse problema, e cuide da sua alimentação!!!


Assista a esse vídeo super interessante e entenda o que o colesterol alto pode fazer no seu corpo: http://www.thevisualmd.com/health_centers/cardiovascular_health/cardiovascular_continuum

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Exercícios e Diabetes

O exercício físico é essencial para o paciente diabético, tanto no tipo 1 quanto no tipo 2.

Veja o que o exercício pode propocionar:
- melhora do controle do diabetes, da hipertensão e do colesterol alto, diminuindo o risco de infarto e derrame
- controle do peso
- melhora do bem estar e da auto estima
- controle do estresse

Para o controle do diabetes, o ideal é acumular 30 minutos diários de exercícios, mesmo que sejam fracionados (por exemplo, 3 períodos de 10 minutos).

Mas preste atenção a esses pontos importantes antes de começar seu exercício!!
  1. Use tênis confortáveis e meias esportivas
  2. Hidrate-se bem antes e durante a atividade física
  3. Não se esqueça de levar uma identificação de que é portador de diabetes e alimentos com açúcar, como bebidas isotônicas, sucos, frutas, balas, etc, para o caso de ter uma hipoglicemia (cair o açúcar do sangue)
  4. Antes de iniciar o exercício, faça o exame de ponta de dedo - se estiver acima de 300, evite o exercício; se estiver abaixo de 100, coma alguma coisa com carboidratos antes de se exercitar
  5. Pare o exercício imediatamente se sentir tontura, tremores, dor ou dificuldade de respirar
Consulte sempre seu médico antes de iniciar uma atividade física regular. É sempre recomendado uma avaliação física antes de começar a se exercitar.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Que tal impressionar seus convidados, sem sair da dieta?


Salada com lulas ao vinagrete

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 2 porções


Os anéis de lula ao vinagrete dão um sabor diferenciado à tradicional salada de verdes. O melhor é que, além de gostosa, ela também é light.

 

Ingredientes

30 g de lulas limpas
30 g / 1/2 cebola picada
50 g / 1/2 tomate picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
folhas verdes variadas a gosto

 

Modo de Preparo

1. Lave bem as folhas verdes sob água corrente. Numa tigela, deixe-as de molho por 10 minutos com Hidrosteril ou vinagre. 

 

2. Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Com uma faca afiada, corte as lulas em anéis de 0,5 cm. Quando a água da panela ferver, abaixe o fogo, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.

3. Numa tigela, coloque a cebola, o tomate e a salsinha picados. Acrescente o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino. Junte os anéis de lula cozidos e mexa bem. Cubra com filme e leve à geladeira por 30 minutos.

4. Num prato, disponha as folhas verdes e o vinagrete com os anéis de lula. Sirva a seguir.

Por porção: 64 calorias