quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como identificar e evitar a hipoglicemia

Hipoglicemia não é uma doença, é uma consequência de alguma doença ou uso de medicamentos e significa baixo nível de glicose no sangue. Os níveis sanguíneos considerados normais são de 60 a 99mg/dl. 

Em geral, abaixo de 50 a 60mg/dl ocorrem os sintomas. Os mais comuns são:
  • Fome, borborigmo ("ronco" na barriga)
  • Tremores, ansiedade, nervosismo
  • Palpitações, sudorese fria, dor de cabeça
  • Náusea, vômito, desconforto abdominal
  • Cansaço, fraqueza, dificuldade de raciocínio
  • Confusão, tontura, indisposição não específica
Em casos graves, o indivíduo pode perder a consciência (desmaios ou até coma) ou ter crises convulsivas.

A hipoglicemia ocorre quando não há níveis de glicose suficientes no sangue para fornecer energia às células do cérebro. As outras células do corpo conseguem obter energia através da quebra de gordura (inicialmente) e proteínas armazenadas, mas o cérebro é nutrido exclusivamente por glicose. Portanto, os sintomas funcionam como um "sinal de alerta" de que os neurônios estão sofrendo.

Existem várias causas para a hipoglicemia:
  • Consumo de álcool (causa mais freqüente)
  • Jejum prolongado
  • Esforço físico (músculos consomem a glicose circulante)
  • Medicamentos: insulina e antidiabéticos orais são os principais, mas pode ocorrer com aspirina, antiinflamatórios, beta-bloqueadores (ex: Propranolol), antibióticos
  • Hipoglicemia reativa (ocorre 1 a 3 horas após as refeições, por rápida absorção dos carboidratos)
  • Tumores produtores de insulina (muito raros)
  • Cirurgia para diminuição (cirurgia para obesidade) ou retirada do estômago (câncer de estômago)

Nos pacientes diabéticos, a hipoglicemia é mais frequente. Ocorre principalmente por uso de medicamentos orais ou insulina sem alimentação adequada. Os medicamentos para diabetes, tanto orais quanto insulina, têm como objetivo diminuir a glicemia, e a maioria o faz independente da ingestão alimentar. Portanto, se o paciente não se alimentar corretamente, com intervalos regulares, corre o risco de ter hipoglicemia.

Para evitar a hipoglicemia, além do tratamento específico para cada causa, é importante:
  • Evitar períodos prolongados em jejum, alimentar-se a cada 3 ou 4 horas
  • Evitar atividade física sem se alimentar e repôr as perdas se exercícios prolongados
  • No caso de hipoglicemia reativa, evitar ingestão de carboidratos simples (açúcar branco, farinha branca, doces); prefira carboidratos complexos (arroz integral, farinha integral) ou associação de carboidratos com gorduras ou proteínas (ex: pão com manteiga e não puro), que demoram mais a ser absorvidos

Se você tem esses sintomas, diabético ou não, procure seu endocrinologista para investigar e tratar! E não "aguente a crise" sem comer, isso é muito prejudicial!

6 comentários:

  1. OLA,SOU MÃE DE UMA PACIENTE DE DIABETES DE 16 ANOS,Á 10 ANOS NOS LUTAMOS COM ESSA DOÊNÇA,MAS AGORA ELA TEM APRESENTADO A HIPOGRICEMIA,COM FREQUENCIA DURANTE A NOITE,JA CHEGOU A TER ATE CONFUSÃO MENTAL.SOMENTE DEUS PARA NOS DAR FORÇAS.

    ResponderExcluir
  2. A hipoglicemia é muito mais frequente em diabéticos tipo 1. É importante observar se a dose da noite de insulina não está acima do ideal ou se sua filha não está ficando muito tempo sem se alimentar (o que é comum nas adolescentes).
    Procure o médico dela com urgência ou marque uma consulta no telefone 36751211.

    ResponderExcluir
  3. Tenho observado ultimamente que sinto um mal estar onde tenho tremedeiras,parece que o chão vai me faltar,os batimentos aceleram e eu nunca senti isso antes, tenho sentido algumas coisas diferentes após minha cirurgia de redução,pode ser devido a ela e será que corre o risco de ser hipoglicemia???A professora aqui do meu trabalho que disse que deve ser isso...Devo procurar um endocrinologista???

    ResponderExcluir
  4. Oi Poliane,

    É muito comum o surgimento desses sintomas após a cirurgia bariátrica. Nesse caso, chama-se dumping. É semelhante à hipoglicemia, mas ocorre por alteração na velocidade de absorção dos alimentos.
    Você deve procurar um endocrinologista, sim.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Rosado Soccol1 de novembro de 2013 às 20:10

    Olá tudo bem ? Estou com hipoglicemia reativa ou seja, depois de 2 horas de uma refeição que tiraram meu sangue em vez de meu açúcar subir ,ele desceu. Gostaria de saber qual é o melhor medico que seja especializado nessa área . Existe algum estudo para fazer alguma cirurgia para curar isso que não seja transplante ? Alguém sabe algum site de um medico bom responsável por essa área ? Pois assim entro em contato. Pode ate ser site americano, pois o Brasil demora para evoluir. 31 anos com essa porcaria.

    Email : soccol@globomail.com

    ResponderExcluir
  6. Fernando, tudo bom?? Eu tenho seis de operada. Emagreci 30 e poucos kg. O que me assusta, é que diariamente eu sinto um cansaço enorme, sensação de desmaio e sono, muito sono. Resolvi ver a minha glicose passando mal, e deu 61 mg/100 ml. Resolvi, ao invés de açucar comer uma pera. Melhorei muito. Verifiquei a glicose e estava agora a 71 mg/100 ml. Será que vou sentir por toda a vida essa sensação? O que você acha que devo estar fazendo errado ou deixando de fazer? Feliz 2017 e obrigado.

    ResponderExcluir