quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uso de anabolizantes

adaptado do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - http://www.endocrino.org.br/ 


O uso de anabolizantes, infelizmente, vem se tornando um hábito cada vez mais comum. são usados principalmente por pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade ou ajudar na cura de lesões ou, simplesmente, por questões estéticas. Porém, o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano.

Os esteróides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são produtos derivados da testosterona. A testosterona é o hormônio responsável por muitas características que diferenciam homens e mulheres, como as diferenças nos órgãos sexuais, o timbre da voz, a distribuição de pêlos e a força muscular.

Esses produtos são comercializados para fins terapêuticos, como em homens que tenham menor produção da testosterona por doenças hormonais ou para fortalecimento muscular em pacientes com atrofia por alguma doença músculo-esquelética. O uso para outros fins é ilegal e muito perigoso.

Pessoas que usam os anabolizantes sem fins terapêuticos abusam da dose e isso provoca inúmeras consequências:
  • em ambos os sexos: acne, queda de cabelo, alteração da função do fígado, agressividade, alucinações, trombose, hipertensão arterial, além do risco de doenças como AIDS e hepatite, pois o uso é injetável
  • em mulheres: voz grossa, aumento de pêlos e surgimento em locais não usuais, aumento do clitóris, alterações menstruais, diminuição dos seios
  • em homens: aparecimento de mamas, redução dos testículos, infertilidade, calvície
  • em adolescentes: comprometimento do crescimento, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização

Um estudo de 2007 mostrou que o usuário típico não é o adolescente ou o atleta, mas o homem de cerca de 30 anos, bem educado e com renda alta. Foram pesquisados 2.663 homens e mulheres de 81 países, indicando que o motivo principal para o uso desses compostos é o aumento da musculatura.

Tome muito cuidado com o uso de substâncias ilegais e sem orientação médica! Isso pode te trazer consequências irreparáveis!

Um comentário: