quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que fazer quando aparecem nódulos na tireóide??

Os nódulos de tireóide estão cada vez mais presentes nos consultórios médicos, atualmente. Antigamente, o único meio de se examinar a tireóide era a palpação do pescoço. Hoje em dia, a ultrassonografia (USG) de tireóide é um exame muito solicitado e, com isso, muitos nódulos imperceptíveis à palpação são encontrados... Aproximadamente 50 a 60% das pessoas apresentam nódulos de tireóide quando realizam USG, na proporção de 6 mulheres para cada homem.

Os nódulos podem ser apenas uma alteração na estrutura da glândula, o chamado nódulo colóide, ou podem ser tumores benignos (adenoma) ou malignos (câncer). O câncer de tireóide é muito raro, apenas 5% dos nódulos de tireóide, e tem uma mortalidade baixíssima.

O principal problema quando se descobre um nódulo de tireóide é definir se ele é ou não maligno. Apesar da baixa incidência, não podemos deixar passar uma doença que pode ser curada precomente.
Alguns nódulos tem características claramente benignas à USG, mas alguns devem ser analisados microscopicamente. Para isso, é solicitada a punção aspirativa, geralmente guiada por USG, com análise das células. Na maioria das vezes, o diagnóstico é facilmente definido com essa análise, mas, em outras, ela pode ser inconclusiva.
A situação mais difícil é o chamado nódulo folicular, que só pode ser definido como benigno ou maligno quando avaliada a sua cápsula. Ou seja, é necessária a cirurgia de tireóide para o diagnóstico definitivo.

A cirurgia sempre está indicada nos casos de nódulos malignos. Para os nódulos benignos, há indicação de cirurgia se forem grandes, causando desconforto ao engolir, deitar, respirar ou se o paciente estiver esteticamente incomodado.
Quando não é operado, o nódulo deve ser acompanhado por um endocrinologista, com USG seriadas, a cada 6 meses a 2 anos, de acordo com o caso.

Procure sempre um endocrinologista para avaliar a necessidade de USG de tireóide ou de punção de algum nódulo já encontrado!



25 comentários:

  1. Olá, Dra. Patrícia.

    Interessante seu post sobre nódulos na tireoide.

    Aproveitando, vou deixar uma dica:
    Acontece nesta sexta, dia 26, às 14h, um chat sobre tireoide no site www.mulhersemfalta.com.br.

    Como o assunto é pertinente ao seu blog, seria interessante se seus leitores pudessem participar.

    Abç,
    Fernanda
    Agência Ideal

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Eu tenho nódulos na tiroide de 22 mm e mais pequenos de origem benigna segundo os médicos, mas sinto todos os dias indisposição e mal estar com noites completas sem dormir com incomodo na garganta e no corpo todo com dores por vezes nos braços nas costas no pescoço no peito etc... no entanto tenho marcada cirurgia para o dia 30 de Outubro de 2012 e gostava de saber o que fazer se avanço para cirurgia ou existe algum tratamento especifico para estas situações porque ando muito preocupado e com bastante medo.
    Muito obrigado
    José Araújo

    ResponderExcluir
  3. Oi José, os seus nódulos são pequenos, mas, a partir de 1cm, podem dar um certo incômodo ao deglutir, ao se deitar. Mas as dores no corpo não têm relação. As noites mal dormidas, talvez por esse incômodo, podem te dar as dores pelo corpo.
    Não há outro tratamento para os nódulos sem ser a cirurgia. Em alguns casos, não há necessidade de tratamento algum. Mas se te incomodam, concordo com a cirurgia.

    ResponderExcluir
  4. estou com um cisto coloide de 0,7 cm. Precisa fazer punção?

    ResponderExcluir
  5. Eliane, os cistos, em geral, são benignos. Normalmente, não é necessário punção, a não ser que outras características dele ao ultrassom sejam suspeitas.

    ResponderExcluir
  6. obrigada pela resposta mas eu tenho uma prima que teve câncer na tireóide, será que agora será que com esse quadro se fará necessário fazer a punção para retirar esse cisto colóide de 0,7 cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, a melhor decisão é sempre feita entre o médico e o paciente no consultório, avaliando o caso por inteiro. Mas, como mencionei, os cistos têm baixíssimo risco de malignidade.

      Excluir
    2. obrigada...vou ter uma consulta dia 19, mas essa conversa aqui já me aliviou muito.

      Excluir
  7. Boa noite Dra Patricia, em julho de 2013 fiz o USG e foi detectado bocio multinodular, sendo que constou no mesmo um nodulo medindo quase 2cm do lado esquerdo. Entretanto, minha endocrinologista pediu pra repetir o mesmo, mas desta vez solicitou a PAAF à qual indicou após citologia o seguinte: lesão folicular (provavel bocio adenomatoide) (categoria II de Bethesda). Sendo assim, gostaria de saber sua opiniao sobre o meu caso. Que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o nódulo folicular é sempre um motivo de preocupação, pela dificuldade de definição se é beningno ou maligno pela punção. Em geral, só a cirurgia pode definir. O fato de ser bethesda II indica benignidade, mas é um nódulo grande, sugestivo de malignidade. Apenas a avaliação do caso, com análise de outros fatores de risco, pode definir a melhor conduta.

      Excluir
  8. Ola, boa noite! Agradeco por ter tido a iniciativa de uma pagina tao importante e informativa. Fiz a pouco tempo uma ultrassonografia e deu um resultado alarmante, mais ainda nao voltei ao medico.. Tireoide aumentada, nodulos simples, o maior no lobo direito com 4,2 x 2,5cm. Agora como devo proceder? Nao tenho sintomas, não sinto dor, nada.. mas acredito que esta crescendo rápido. Queria entender pq o resultado dos exames de sangue, T3 E t4 DERAM TODOS BONS mas estou preocupada com esse nódulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O funcionamento da tireóide independe da presença de nódulos. A grande maioria dos nodulos não produz hormônios e o parenquima da tireoide continua produzindo hormônios normalmente.
      O importante agora é definir se o nódulo é benigno ou maligno. Volte com se médico para definir a melhor conduta.

      Excluir
  9. Ola boa noite tudo bem? Fiz um exame de utrassom da tireoide e o laudo foi o seguinte: Parenquima com ecotextura homogenea, exceto pela presenca de nodulo solido hipoecogenico, localizado no terco superior do lobo direito, medindo 0.6 x 0.4 cm, com vascularizacao somente periferica. Esse ja seria um diagnostico maligno? Estou bem desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ultrassom não consegue definir se o nódulo é benigno ou maligno, apenas com punção do nódulo é possível essa análise. O nódulo descrito é pequeno, com vascularização apenas periféricas, características que falam a favor de benignidade. Converse com seu médico.

      Excluir
  10. Boa tarde dr,tenho um nódulo do lado esquerdo 5,2x2,5 cm volume 11cc fiz a punção aspirativa e deu quadro sugestivo de nódulo coloite . bethasda || o nodulo me incomoda mas ha possibilidades de eu não fazer cirurgia ou é necessário ?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde dr,tenho um nódulo do lado esquerdo 5,2x2,5 cm volume 11cc fiz a punção aspirativa e deu quadro sugestivo de nódulo coloite . bethasda || o nodulo me incomoda mas ha possibilidades de eu não fazer cirurgia ou é necessário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, se o nódulo é benigno, a cirurgia não é obrigatória. Mas, se te incomoda, e está tão grande, a cirurgia pode te ajudar.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, mas mesmo sendo desse tamanho posso optar por não operar ? Ele cresce se eu deixar como estar ?

      Excluir
  12. Boa noite dra. Minha mãe esteve em consulta com médico otorrino e ela fez um ultrassom da tireóide e apareceram 2 nódulos o médico fez uma punçã e o diagnóstico foi atipia de significado indeterminado/ lesão folicular de significado indeterminado (categoria III). Ela tem 81 anos, ele indicou cirurgia, ela não sente nada, a sra. concorda com a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Gertrudes, a indicação da cirurgia nesse caso tem que ser avaliada por médico, paciente e família. como ela já tem idade avançada, pode ser optado por realizar nova punção em até 3m e reavaliar o resultado. Mas não é incorreta a indicação da cirurgia. Deve ser deicidido entre médico, paciente e família.

      Excluir
  13. Tenho um nodulo do lado direito da tireoide medindo 1,2 fiz a paaf e o resultado foi coloide hematico. O que significa?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dra. Descobrir um nódulo na semana passada e no US diz nódulo sólido no istmo da tireoide. Gostaria de saber um parecer da Dra. Obrigada Deus te abençoe. Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, a avaliação do nódulo depende de muitas outras características, como tamanho, vascularização, ecogenicidade, presença ou não de halo, regularidade das bordas. Leve o resultado ao médico que solicitou para que ele possa avaliar todas as características.

      Excluir
  15. Boa noite Dra.gostaria de saber um parecer da Dra. No Us que diz: Nódulo sólido no istmo da tireoide. Agradecida Deus te abençoe.

    ResponderExcluir