segunda-feira, 19 de julho de 2010

Conhecendo o hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma disfunção da tireóide em que há diminuição da produção de seus hormônios. É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos.

Como já foi colocado aqui no blog, a tireóide é como a "pilha" do nosso organismo. Os hormônios produzidos pela tireóide são o T4 (tiroxina) e o T3 (triiodotironina) e, no hipotireoidismo, esses hormônios estão diminuídos.
O T3 e o T4 são responsáveis pelo controle de todo o nosso metabolismo, como produção de calor, velocidade dos batimentos cardíacos, motilidade do intestino, crescimento de cabelos e unhas, etc. Portanto, a menor produção desses hormônios provoca sintomas que podem incomodar muito, por exemplo:

- cansaço excessivo
- intestino preso
- pele seca
- queda de cabelo
- desaceleração dos batimentos cardíacos
- menstruação irregular
- falhas de memória
- depressão
- dores musculares
- ganho de peso

Em recém-nascidos e crianças, o quadro é mais grave, pois todo o desenvolvimento na infância depende dos hormônios tireoideanos. Se o diagnóstico e tratamento não forem precoces, a criança pode ter sequelas principalmente em relação ao crescimento estatural, puberdade e desenvolvimento intelectual.

O diagnóstico é feito sempre pela dosagem dos hormônios no sangue. Os níveis de T3 e T4 são mais baixos do que o valor de referência, mas a principal alteração é no TSH (hormônio tireoestimulante). Esse hormônio é produzido pelo cérebro (glândula hipófise) para estimular a tireóide a produzir seus próprios hormônios. Se a tireóide está com algum problema, a hipófise aumenta a produção do estimulante, para tentar manter os hormônios dentro do valor normal. Portanto, a primeira alteração no hipotireoidismo é o aumento do TSH.
Muitos pacientes se confundem quando falamos que a tireóide está trabalhando pouco e o hormônio está muito alto... Alto é o valor do TSH.

Em recém-nascidos, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado através da triagem neonatal, pelo Teste do Pezinho, que é OBRIGATÓRIO em todo recém-nascido.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto. Essa inflamação tem uma relação familiar muito grande e é comum ver vários membros da família afetados. É uma doença auto-imune, ou seja, o corpo produz anticorpos contra seus próprios órgãos (nesse caso a tireóide). O ataque desses anticorpos impede o funcionamento adequado da tireóide, que vai progressivamente diminuindo a produção hormonal.

O tratamento do hipotireoidismo é feito com o uso diário de levotiroxina. Para reproduzir o funcionamento normal da tireóide, a levotiroxina deve ser tomada todos os dias, em jejum (no mínimo meia hora antes do café da manhã), para que a ingestão de alimentos não diminua a sua absorção pelo intestino.

Se estiver usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os hormônios dentro dos valores normais, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal.

4 comentários:

  1. Poderei perder peso com a medicação pois engordei uns 10 kilos.tenho 44 anos.voltarei ao peso normal com a medicação?

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    O ganho de peso, dependendo da alteração dos hormônios da tireoide, provavelmente não é associado somente a isso. A reposição do hormônio com os medicamentos estabilizará a dosagem dos hormônios no sangue, mas não levará à perda de peso, se não é essa a causa.
    O mais importante é rever a alimentação e realizar uma atividade física regular.
    O hipotireoidismo diminui o metabolismo, portanto o corpo gasta menos energia. Mas também diminui a fome, pois o organismo não precisa de tanta energia. O ganho de peso é consequência da alimentação inadequada (ou seja, por gula ou hábito, e não fome) em um organismo mais lento.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Drª Patricia.Irei fazer o ultra-som da tireóide em breve.E assim eu e a minha médica reavaliaremos o meu caso.Quanto ao aumento de peso excessivo, na verdade a minha alimentação não mudou.Percebo que estou sim mais anciosa.E ainda não pratico nenhuma atividade física.O que deverá colaborar para a perda de peso e muito mais...beneficios.E se houver uma medicação o tal "PURAN" que me beneficiará nesses meus sintomas um tanto quanto desagradáveis.Afetou até o meu relacionamento conjugal.Então nada como a ajuda de um profissional competente: um Endocrinologista.Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Fui ao médico endocrinologista, fiz o ultrassom de tiróide e exame de sangue, está tudo ok...
    O peso excessivo que adquiri é devido a ociosidade, precisamos sair da mesmice e praticar atividade física...e depois dos quarenta o metabolismo de nós mulheres fica mais lento então ...o dia tem 24 horas será mesmo que não temos tempo de praticar atividade física?...Deveríamos colocar a nossa saúde em primeiro lugar.Sempre devemos procurar um bom médico para nos orientar.A ansiedade é uma vilã em nossas vidas...Precisamos rever nossos hábitos alimentares e se mexer literalmente.Obrigada!Drª Patricia.

    ResponderExcluir