segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dúvidas em relação à Sibutramina

A Sibutramina é um dos medicamentos mais utilizados no combate à obesidade. É um medicamento de ação complexa, age em substâncias produzidas pelos sistema nervoso central (serotonina e noradrenalina) para auxiliar no controle da saciedade e ansiedade e no aumento do gasto energético do organismo.
O ponto principal do uso de Sibutramina é saber que ela tem indicações bem definidas e que ela não consegue ser eficaz se for a única medida no controle do peso. O tratamento da obesidade SEMPRE se baseia, inicialmente, em melhora da alimentação e atividade física. O medicamento é indicado como medida auxiliar para pacientes já obesos (IMC > ou = 30) ou com sobrepeso (IMC > ou = 25), com complicações decorrentes do excesso de peso.


Recentemente, muito se falou da Sibutramina, devido à suspensão de seu uso na Europa e controle mais rigoroso aqui no Brasil.
Justamente por sua ação na noradrenalina, que é uma substância estimuladora no nosso organismo, alguns efeitos colaterais desse medicamento podem ser: aumento da frequência cardíaca, aumento discreto da pressão arterial, dores de cabeça, agitação, nervosismo, tremores. Sabendo-se disso, esse medicamento já era previamente contra-indicado para pacientes com histórico de doenças cardiovasculares, como arritmia, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca. Para pacientes não portadores dessas doenças, a Sibutramina NÃO aumenta o risco delas ocorrerem.
Um estudo recente realizado na Europa avaliou o uso da Sibutramina justamente nesses pacientes com doenças cardiovasculares. A conclusão foi a esperada: o medicamento é, realmente, contra-indicado nesses casos.
Portanto, a suspensão da Sibutramina na Europa foi uma medida desnecessária, e já se fala em autorizar novamente o seu uso. No Brasil, o controle apenas ficou mais rigoroso, o que ajuda, também, a coibir seu uso para pacientes que não necessitam da medicação.


Outros efeitos colaterais comuns com o uso da Sibutramina são: boca seca, obstipação intestinal, náuseas, insônia ou sono excessivo, labilidade emocional, etc.

A Sibutramina é um medicamento seguro no controle da obesidade, desde que usado com indicações corretas, com acompanhamento médico e, sempre, acompanhando reeducação alimentar e atividade física!

Nenhum comentário:

Postar um comentário