quinta-feira, 10 de junho de 2010

Algumas Coisas que Você Precisa Saber Sobre Diabetes

O diabetes é uma doença em que há deficiência de produção e/ou de ação da insulina.
O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina e aparece, principalmente, na infância ou adolescência. No diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há problemas na sua função. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Alguns pontos importantes a respeito do diabetes:

  • O fator hereditário tem um grande papel no aparecimento do diabetes, principalmente no tipo 2, mas hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular podem evita-lo.
  • O tratamento do diabetes depende de 3 pontos principais: atividade física, alimentação correta e medicações. A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e manter o peso, além de melhorar a sensação de bem estar. A dieta deve ter restrição, principalmente, de gorduras e carboidratos em excesso.
  • Os medicamentos para o diabetes podem ser via oral ou injetáveis (insulina e exenatida). No diabetes tipo 1, sempre é usada a insulina. No tipo 2, geralmente, começa-se com medicamentos orais, mas na evolução da doença, a insulina ou exenatida podem ser necessários.Os medicamentos orais e a exenatida têm o objetivo de melhorar a ação da insulina ou aumentar sua produção pelo corpo.
  • As metas do tratamento são manter a glicose de jejum entre 70 e 100mg/dL e até 140-160mg/dl após 2h das refeições.  Acima desses valores, o corpo começa a sofrer acúmulo de substâncias associadas ao excesso de açúcar, com consequências a curto e, principalmente, longo prazo.
  • Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, principalmente nos olhos, rins, nervos, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros. 
  • A educação em diabetes é muito importante para o tratamento. Não só o paciente precisa ser educado, mas também seus familiares e as pessoas que convivem com ele. Assim, o paciente pode ter o auxílio e o suporte necessários para um bom tratamento e tomar as decisões mais adequadas com base em conhecimento.
  • Ainda não há cura para o diabetes. Estão sendo realizados estudos que, no futuro, podem levar à cura: para o diabetes tipo 1, terapia com células-tronco em pacientes recém-diagnosticados; para o diabetes tipo 2, cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm mostrado aparentes bons resultados, mesmo em pacientes que não estão acima do peso. Mas esses métodos ainda são absolutamente experimentais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário