quarta-feira, 9 de junho de 2010

Você conhece a osteoporose?

O que é osteoporose?

Osteoporose é uma doença óssea que deixa os ossos frágeis e mais susceptíveis a fraturas. É  uma doença comum, que acomete 1/3 das mulheres de 60 a 70 anos e 2/3 das mulheres com mais de 80 anos.
A osteoporose é uma doença silenciosa, assintomática até que ocorram as fraturas. Os principais locais de fratura são: punho, úmero (braço), coluna vertebral, costelas e, principalmente, colo do fêmur. Nos EUA, ocorrem, aproximadamente, 1,5milhões de fraturas por osteoporose ao ano. Apesar disso, uma em cada cinco mulheres com fratura não tem o diagnóstico de osteoporose investigado.

Quem pode ter osteoporose?

Essa não é uma doença só de mulheres, pode ocorrer nos dois sexos, apesar de ser 4 vezes mais comum no sexo feminino.
Os fatores de risco para desenvolver osteoporose são:
  1. história familiar de osteoporose (fator principal)
  2. raça branca
  3. mulheres após menopausa
  4. idosos (mulheres >65a e homens >70a)
  5. peso muito baixo
  6. sedentarismo
  7. dieta deficiente em cálcio ou vitamina D
  8. tabagismo
  9. etilismo (>2 doses álcool ao dia)
  10. fratura prévia
  11. uso prolongado de alguns medicamentos (corticóides, anticonvulsivantes, heparina, etc)
Como saber se eu tenho osteoporose?

O exame que melhor diagnostica a osteoporose é a densitometria óssea. Outros exames podem mostrar diminuição da massa óssea, como raio X, tomografia computadorizada, ultrassom do calcâneo, mas a gravidade da doença e acompanhamento do tratamento devem ser feitos pela densitometria.


Como evitar e tratar a osteoporose?

A osteoporose não faz parte do processo normal de envelhecimento, é um desequilíbrio na formação e reabsorção óssea.
O primeiro passo para previni-la é na infância, quando a formação é maior que a reabsorção. Uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D e atividade física regular possibilitam aos ossos atingir sua densidade máxima. Na vida adulta, os dois processos entram em equilíbrio, mas dieta adequada e atividade física são essenciais para manter a formação ideal.
Após a menopausa, há uma diminuição importante na formação óssea, assim como nos idosos de ambos os sexos. Nesse período, podem ser usados vários medicamentos, como a terapia de reposição hormonal (desde que sem contra indicações) e os bisfosfonatos (por exemplo, o Alendronato de sódio), que ajudam a manter o cálcio nos ossos. Mesmo nessa fase, é essencial bom aporte de cálcio e vitamina D e atividade física regular.
A principal fonte de cálcio é o leite e seus derivados (queijo, iogurte), sempre dando preferência aos desnatados, para evitar o excesso de gorduras. A vitamina D é pouco encontrada em alimentos, e sua produção ocorre em nossa pele, após exposição solar. Pode ser necessário repor cálcio e vitamina D, se a ingestão não for a ideal.
Além do tratamento medicamentoso e dietético da osteoporose, é importantíssimo evitar as quedas. Exercícios par o equilíbrio, fortalecimento muscular, uso de apoios, como bengalas, e correção de déficit visuais diminuem o risco de cair.

Existem, ainda, outras raras causas de osteoporose que devem ser investigadas antes de ser iniciado o tratamento. Portanto, procure sempre um médico especializado nesse assunto para fazer seu acompanhamento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário