terça-feira, 8 de junho de 2010

Como está sua alimentação?

A alimentação saudável envolve escolher alimentos adequados para manter o peso ideal e, principalmente, uma saúde plena. E os alimentos saudáveis não são, necessariamente, desligados dos alimentos saborosos. A receita para comer bem é comer de forma equilibrada, o que não significa comida sem gosto ou ruim.

Atualmente, há uma infinidade de alimentos atraentes, mas sem nutrientes adequados, como os produtos industrializados, riquíssimos em gorduras, açúcar, sódio. O consumo exagerado dessas substâncias é, comprovadamente, associado ao desenvolvimento de inúmeras doenças da "modernidade": diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, esteatose hepática (gordura no fígado), etc.

Os componentes mais importantes para uma alimentação saudável  são:
  • Cereais - arroz, pão, cereal, farinha e massa, tudo é cereal ou produto de cereal. Todos os tipos de cereias são boas fontes de carboidratos, vitaminas e minerais e têm naturalmente pouca gordura. Os que não foram refinados – chamados integrais – são ainda melhores. Mas atenção aos produtos em grão carregados de açúcar ou gordura – tais como pastelaria, pães para sobremesa ou croissants – porque são ricos em calorias e fornecem poucos nutrientes
  • Frutas, legumes e verduras - são ricos em vitaminas, minerais e fibras. O consumo ideal é de, pelo menos, 5 porções desses ao dia. As fibras são excelentes na ajuda à perda de peso e controle do colesterol, por diminuirem a absorção de gordura da dieta.
  • Carnes, aves e peixes - a carne é o conjunto digestível de proteínas, aminoácidos essenciais e fonte de ferro e vitamina B12 mais disponível, equilibrado e fácil de obter que se pode encontrar. O ideal é consumir as carnes magras (peixe, frango, carne vermelha magra) 2 vezes ao dia, preparadas também de forma saudável. Evite as carnes fritas ou com muitos molhos, e as carnes gordurosas, como carne de porco, carne de frango com pele, etc
  • Leite e derivados - fontes de proteínas, cálcio, vitaminas e de outros nutrientes essenciais. Os laticínios são essenciais pra a boa formação dos ossos e dentes. Deve-se dar preferência aos leites desnatados ou semi-desnatados e os queijos menos amarelos, para diminuir a oferta de gordura. O consumo deve ser de, no mínimo, 3 porções ao dia.
  • Ovos - Um alimento pleno, fonte pré-embalada de carboidratos, proteínas, gordura e micro nutrientes. O ovo já foi o vilão da dieta, mas hoje tem seu lugar na alimentação saudável, desde que consumido em quantidades moderadas.
Para manter sua saúde sempre em dia, priorize os alimentos saudáveis e mantenha uma atividade física regular. Os exercícios são importantes não só pra quem deseja perder peso, podem ajudar a prevenir muitas doenças também.


Cuide de você! Tenha uma vida ativa e alimentação equilibrada sempre!

2 comentários:

  1. Parabénsssssssssss Patrícia!!!! Ótima iniciativa!!!! Fiquei super contente com o seu primeiro post!!! Pois com uma alimentação saudável podemos previnir diversas doenças!!! bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Estou ensaiando a tempos fazer um blog, pois ando viciada em varios. AMEIIIIIIIII a iniciativa!! Desejo o sucesso merecido, pq competencia, a gente sabe q sobra!!!
    Bjs!!!!!! Te adoro demaissssssss!!!!!!!
    Bjs,

    Taci

    ResponderExcluir