quarta-feira, 9 de junho de 2010

Você sabe como anda sua TIREÓIDE?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, tireóide não é uma doença, é um órgão do nosso corpo essencial ao seu bom funcionamento. A tireóide é como a "pilha"do nosso organismo. Regula a função de muitos órgãos, como o coração, cérebro, fígado, intestino, o consumo de energia, a produção de calor, etc.
Várias doenças diferentes podem acometer a tireóide. Ela pode funcionar mais que o normal (HIPERTIREOIDISMO), menos que o normal (HIPOTIREOIDISMO), pode aumentar de tamanho (BÓCIO), ter nódulos benignos ou malignos. As disfunções da tireóide podem acontecer em qualquer época da vida e são facilmente diagnosticadas.

No hipotireoidismo, a "pilha fica fraca", o paciente se queixa de cansaço, desânimo, queda de cabelo, intestino lento, frio excessivo e pode ter mais dificuldade em perder peso e irregularidade menstrual. No hipertireoidismo, é o contrário, a "pilha está muito forte" e o paciente fica agitado, nervoso, com palpitações, tremores, pele quente e facilidade em perder peso. Nos dois casos, um exame de sangue com dosagem dos hormônios faz o diagnóstico rapidamente.
Crianças também podem apresentar qualquer um desses problemas, que se refletem, principalmente, no crescimento e no desenvolvimento intelectual.

Nódulos de tireóide são um problema frequente, atualmente. Muito mais pessoas fazem ultrassonografia da tireóide e, por isso, são encontrados muito mais nódulos. A estimativa é que 60% da população normal tenha nódulos de tireóide, mas apenas 5% são malignos.
A indicação correta da ultrassonografia de tireóide seria após a palpação da tireóide e encontro de possível nódulo. Mas alguns nódulos são imperceptíveis à palpação. E se foi feito o ultrassom e encontrado nódulo, então ele deve ser investigado. Algumas características falam  mais a favor de o nódulo ser benigno ou maligno, mas só a punção com análise das células permite confirmar o diagnóstico.

Converse com seu endocrinologista, faça a palpação da tireóide e exames de rotina. A prevenção é sempre melhor!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário