terça-feira, 15 de junho de 2010

Comece uma atividade física correndo!!!


O sedentarismo é um fator de risco para muitas doenças hoje em dia. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol elevado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ("derrame"), ansiedade, depressão, entre muitas outras, podem ser evitados com um mínimo de atividade física ao dia.
O estilo de vida que levamos facilita, e muito, o sedentarismo. Pouquíssimas pessoas fazem coisas a pé ou de bicicleta, quase ninguém usa escadas ao invés de elevador e praticamente todo mundo prefere usar o controle remoto para trocar o canal da TV.
Mas não é difícil deixar de ser sedentário. Um pouquinho de esforço no dia-a-dia é muito recompensador e o resultado aparece rápido. Se você parar o carro mais longe ou descer do ônibus um ponto antes, usar escadas e não elevador, sair para almoçar em lugares mais distantes, brincar mais com os filhos ou cachorros, logo vai sentir o peso diminuir, o fôlego aumentar, a sensação de bem estar aparecer.
É claro que não precisa começar de uma vez com uma maratona, mas uma caminhada leve, uma aula de dança, qualquer coisa ajuda. É comprovado que exercícios de 30 minutos ao dia, mesmo que divididos em várias vezes de 5 ou 10 minutos, pelo menos 3 vezes na semana, já fazem bem à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário